Postagens populares

segunda-feira, 31 de julho de 2017

OS 8 PECADOS CAPITAIS SEGUNDO SANTO INÁCIO DE LOIOLA, OS EFEITOS DELES SOBRE NÓS E COMO PODEMOS COMBATÊ-LOS

O Esperto De Deus Luta Contra O Pecado


Tirado da Homilia do padre Roberto Lettieri

O padre começa a sua homilia comentando o elogio de Jesus ao administrador infiel e esclarece que os filhos da luz  não podem se deixar enganar pelas sutilezas do inimigo. E para isto exige esperteza para perceber essas artimanhas e não se deixar iludir por elas. 
Jesus elogia a esperteza para passar a nós que precisamos ser espertos e não tolos e ignorantes na luta contra o mal.

Depois cita São Paulo na carta aos Filipenses 3,18: "Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo". O  maior inimigo da Cruz de Cristo é Satanás, que nos dá falsas seguranças, ou nos ilude com suas mentiras para que os nossos comportamentos sejam também inimigos da Cruz de Cristo... E vai nos inebriando pouco a pouco, com as falsas ilusões.

De pecado mortal em pecado mortal a alma vai recebendo mais prazeres para que ela vá, de pecado em pecado crescendo nos seus vícios e se prenda a eles, a ponto de ficar escrava deles.

Ai ele medita sobre os Pecados Capitais segundo Santo Inácio de Loiola. Diz: O filho da luz tem que saber onde estão as trevas para que se previnem, se desviem dos erros e caminhem em direção à luz de Cristo, Luz que está na Palavra de Cristo, na vida de Cristo, na Cruz de Cristo.

O Espírito Santo unge a nossa consciência nos ajuda com o arrependimento para que possamos confessar os pecados e nos livrar deles... e retornar a Cristo.

Os vícios, qualquer vício e os pecados repetidos e não combatidos faz com que percamos a sensibilidade para perceber conscientemente o pecado. É como se a mentira se transformasse em verdade pelo hábito, nos passando uma falsa verdade e o apego (dependência) aos pecados e os transforma de pecados veniais em pecados mortais.

Satanás, o inimigo de Cristo nos seduz com os vícios e as coisas do mundo e nos alimenta com falsas seguranças, prazeres aparentes e mentiras, ilusões..., faz-nos sentir prazer em pecar. Assim, o nosso comportamento nos faz tornar inimigos da Cruz de Cristo. Precisamos vigiar e perseverar para abraçar a bandeira de Cristo e permanecer com Cristo.


Segundo a tradição monástica de Santo Inácio são oito os pecados capitais:

1.  A GULA: – busca desenfreada de uma compensação ou consolação na bebida e na comida e não em Deus.... Bebe-se e come excessivamente, sem a devida prudência. É um prazer da carne que está em contraposição ao espírito. O jejum educa nesse sentido. 


CUIDADO, o excesso de comida e bebida que às vezes pensamos ser fartura, é  na verdade falta de prudência e busca por preencher um vazio dentro de si que só Deus pode preencher. Quando se sente impelido a excessos que seja esperto e tome a direção contrária.


2.  LUXÚRIA: – ligada a prostituição, à sexualidade, à consolação e ao luxo... busca por compensação no prazer da carne e não em Deus. Quando buscamos por conforto e descanso além do que precisamos estamos praticando a luxúria. Busca do descanso pelo descanso... busca do prazer pelo prazer...

CUIDADO em buscar nas pessoas e nas coisas aquilo que só o Senhor pode dar.

Ou seja, estamos pecando contra Deus que nos deu o exemplo através do Seu Filho... nos deu para nos salvar de nós mesmos, para que aprendamos com Jesus a prudência e seguindo a proposta de vida DELE, possamos agir de forma prudente e correta. Ele diz: “sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”.
3.  AVAREZA: – apegado àquilo que possui... ligado ao dinheiro e ao poder, quer ser o melhor, o mais bonito... Perde a paz por causa do apego às coisas.

CUIDADO, para que este desejo de apego a si e às próprias coisas e ser o mais e melhor... isto é quer se comparar a Deus, endeusamento.


4.  TRISTEZA: – se entregar à tristeza leva a pessoa a fechar-se interiormente a Deus... ele perde o estímulo à oração e seu interior fica aberto, à mercê de satanás, que a induzirá a pecar na busca por alegrias falsas.
Devemos ser alegres, mesmo nas tristezas e tempos difíceis pelos quais passamos, toda a tristeza é passageira se a pessoa reagir a ela e não se deixar entregar. A reação à tristeza deve ser abandonar-se a Deus. A abandonar-se à Deus e não fechar-se à tristeza.

CUIDADO, se no nosso interior nos entregamos à tristeza ficamos vazio sem Deus..., e o vazio será tomado pelo maligno.

5.  CÓLERA – deixa-se levar pela raiva, se irrita facilmente, até com olhares, palavras e atitudes. A cólera expressa-se em grito, falta de maturidade. A radicalidade da cólera é homicídio, um sentimento contra a cruz de cristo que é dar a vida. O encolerizado perde a paz e se incapacita para o perdão, que é um mandado de Jesus.

CUIDADO para a cólera não se transformar em pecado mortal... imediatamente perdoar, imediatamente buscar a reconciliação... não deixar o coração ficar magoado, ressentido.


6.  PREGUIÇA: – o ócio. Não fazer as coisas por preguiça, falta de disciplina e obediência... deixar pra fazer as coisas por descuido, sempre adiar o que deve ser feito. Tem algo a fazer mas o corpo está cansado, deixa pra lá o que tem que fazer, vai descansar, deixa pra depois, deixa pra amanhã ou faz em outro dia.
Os pecados estão interligados: a gula gera a preguiça, a preguiça gera a gula – quem muito come não vigia – a gula gera ainda a avareza, a avareza gera a tristeza...e por aí. Os pecados capitais são importantes porque nos afastam da vigilância e nos transformamos em trevas.

CUIDADO com o que sabe que tem que fazer e não faz, é uma tentação da carne... e desobediência a Deus. Somos filhos da luz e não das trevas...devemos ser espertos, vigilantes e prudentes.


7.  VANGLÓRIA: – eu sou, eu consigo, eu posso, eu sei tudo, eu conheço tudo... por isso não preciso escutar pregação nenhuma eu sei o que é bom pra mim... sou devidamente esperto e não me deixo cair na cilada do anticristo. Quem busca a própria glória, e não a glória do Nosso Senhor Jesus Cristo.
A VANGLORIA é sinônimo de ORGULHO

CUIDADO, quando se vangloria e cria as próprias regras de vida, o próprio bem estar, eliminando Deus de suas decisões..., não está se preocupando com a glória devida unicamente a Deus... corre perigo de se afundar na lama do pecado porque pode perder a graça de Deus.


8.  SOBERBA: – soberba, orgulho e vangloria caminham juntos... Aquele que anda de cabeça empinada, não é capaz de inclinar-se diante dos outros, não sabe reconhecer a sua fraqueza, não sabe perdoar a limitação dos outros, enfim não é capaz de amar. Lhe falta a humildade.]

CUIDADO com a sua humildade diante de Deus apenas e soberbo diante dos outros... é uma falsa humildade, se humilha diante de Deus porque sabe que Deus é Deus, no fundo você tem medo de Dele, tem medo de perder as graças. Pensa  mais nos gestos do que na contrição do coração.

A vitória contra pecado consiste em lutar conscientemente contra, fazer tudo ao contrário do que a tentação lhe sugere. Assim a tentação se torna mérito quando se sabe vencê-la. Somos livres, e se pecamos é porque consentimos nisso. O Senhor nos dota de remédios e mais remédios contra o pecado que são os dons do Espírito Santo.
Santo Inácio diz que pecados são desordens que nascemos com elas, e só se tornam culpáveis na medida em que consentimos nelas... sentir não é consentir...poço sentir a tentação da gula, da preguiça..., mas enquanto não dou consentimento ao pecado, eu estou tento um mérito diante de Deus, eu estou me santificando... e pode-se dizer que também estou dando mérito a Deus, permitindo que seja Ele que me conduz... e Ele quer me conduzir à santidade.
É uma luta que temos de travar todos os dias e só seremos vencedores se não permitimos que eles ditem as nossas ações. São, prazeres reais, mas aparentes. Mas por que aparentes?  Porque esses prazeres nos convocam a vivê-los, mas se os consentirmos nos afastam do caminho do Nosso Senhor Jesus Cristo... são prazeres mentirosos. Esses pecados são chamados de concupiscência da carne, que nascemos com ele, herdados do pecado original. Mas o Espírito Santo vem em nosso auxilio para lutarmos contra o pecado, nos dando as graças necessárias para combate-los.
Temos que ter o CUIDADO para não sermos enganados pelas aparências que o mundo nos dá pela TV, pelas revistas, os aplicativos, etc...., precisamos de sabedoria para saber ver o que está por trás dos apelos que são veiculados por todos os lados e podemos ser enganados pelas miragens dos prazeres aparentes.
Precisamos, igualmente controlar a nossa imaginação, a nossa imaginação tem que estar focada na fidelidade a Deus acima de tudo. Se assim não for ela é um engano que pode nos arrastar ao pecado, quando colocamos as nossas vontades acima da vontade de Deus. Devemos sempre nos perguntar, isto que acho bom pra mim é o que Deus quer pra mim? Nesse caso, deixemos a nossa imaginação e apenas devemos ser obedientes a Deus.

É próprio do mal espírito causar tristezas e remorsos, culpabilidade e escrúpulo. Quem é escrupuloso precisa de libertação. Quem se condena e não se acha digno do perdão de Deus e tem escrúpulo de confessá-lo para ser libertado está fazendo o jugo do inimigo. A consciência do pecado deve nos levar ao arrependimento e à aceitação do perdão de Deus que é amor e nos perdoa de todos os pecados, manter-se com remorso e não se sentir merecedor do perdão de Deus é negação do amor infinito de Deus.  O arrependimento nos leva ao coração de Deus e gera em nós uma profunda alegria no amor de Deus que é eterno.

Carta de Paulo aos Filipenses 3, 17-21.4,1
Um resumo dos pecados capitais
17 Sede meus imitadores, irmãos, e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. 18 Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo (só querem vida boa) . 19 O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. 20 Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso salvador, o Senhor, Jesus Cristo. 21 Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. 4,1 Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor.

Para ser ressuscitado o corpo precisa ser humilhado. Deus quer humilhar o nosso corpo para nos tornar santos... e o corpo humilhado está pregado junto à Cruz de Cristo, o corpo que vai ressuscitar como Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário