Postagens populares

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

MOTIVAÇÃO



Todos nós precisamos de motivação.
O desejo de realização de um bem, de algo bom, motiva a pessoa e ativa nela uma energia criativa e a faz sentir-se encantada pela vida, realizada com o que faz, realizada consigo mesma. Quando se vive motivada a pessoa se dedica com prazer ao que faz e jamais é atingida pela desesperança, porque a esperança é algo que é despertado pela fé e a fé não tem medidas. A fé é a certeza de realização, embora ainda não esteja realizada, acredita-se, com certeza, sem a menor sombra de dúvida de que o que se espera vai acontecer.
A motivação faz com que a pessoa não perca o ânimo, mesmo em momentos de dificuldades. É como um motor propulsor que impulsiona a pessoa na busca de novos horizontes. Buscar vencer os desafios é necessário para realizar-se.
Portanto, por trás de uma pessoa altamente motivada está a fé que a move para alcançar a realização dos seus sonhos, os seus desejos de bem.
O Ser humano precisa de fé, precisa acreditar em si mesmo, precisa ter a certeza de que aquilo pelo qual luta o fará feliz, pois em si há um desejo nato de bem, um dom, dado por Deus, para a sua realização pessoal.
Mas, por que desejamos, por que sonhamos?  Por que os sonhos ocorrem-nos de uma forma tão forte, capaz de provocar em nós uma motivação para realizá-los? Por trás dos nossos sonhos de realização está algo MAIOR, algo misterioso, algo que nos é dado para que, através do nosso empenho conquistemos a nossa realização, nos encantemos pelo que fazemos e encantemos os outros. Por isso a felicidade é algo que necessita empenho da própria pessoa, empenho que resulta em crescimento. É como o atleta, para se tornar campeão é preciso se empenhar e treinar muito. O que dá valor à conquista é a dedicação com a qual se empenha para realizá-la.

Porém há sonhos que não depende só do desejo e do empenho da pessoa. Há situações em que é impossível pelas próprias  forças, é necessário uma intervenção divina. Nesse caso o empenho está em estabelecer uma estreita e profunda relação com Deus, que tudo pode. Há no livro, 1 Samuel a história de Ana, uma mulher estéril, que era constantemente humilhada pela sua rival, pelo fato de não poder gerar filhos.


Ana, muitas vezes  entristeceu-se e chorou, mas se reerguia e mesmo chorando implorava a Deus para atendê-la em seu desejo. Era sustentada pela fé que a mantinha na esperança que a fazia lutar pela vida, pois muitas vezes entrava em depressão.  Até que um dia o seu pedido fora ouvido, Ana concebeu, e assim deu à luz um filho que o chamou de Samuel, que significa “ouvido por Deus”.  Há, ainda algo na história de Ana que nos serve como exemplo de desprendimento que caracteriza uma pessoa profundamente fiel em suas convicções e promessas: Ana pediu um filho e ao mesmo tempo consagrou o seu grande sonho a Deus. Por isso quando o menino havia sido desmamado, ainda bem criança, ela o entregou ao sacerdote Eli, com as seguintes palavras:

“Eis aqui o menino por quem orei; o Senhor ouviu o meu pedido. Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida.” (1Samuel 27-28).

Ana sentiu-se tão feliz por ser ouvida por Deus que se sentiu exaltada em suas forças e fez um cântico a Deus:
“Meu coração se alegrou em Deus, meu salvador. 
— Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.
— O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mão de muitos filhos definhou.
— É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
— O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-lo assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.”  (1 Samuel 2).




Ana pode sentir e provar das maravilhas e delícias que é receber da parte de Deus, algo que para ela era impossível. Todos podem provar desse gozo que inunda a alma, o espírito de saber que o Todo Poderoso, O SOBERANO, sobre todas as coisas, HOJE ainda pode realizar o impossível  na vida de cada um, basta somente crer.


O filho de Ana, Samuel, desde menino Recebeu dons especiais de Deus, e foi orientado pelo sacerdote Elias. Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Homem de profunda piedade e discernimento espiritual dedicava-se totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem de Israel. Sucedeu Eli no Sacerdócio e desempenhou funções importantes na história do povo de Deus.  Deus não pretendia para o seu povo outro rei além Dele. Mas o povo israelita começou a olhar para os povos vizinhos e desejou um rei humano. 
 Pode-se afirmar que a vida do povo de Deus pode ser resultado da própria vontade de Deus, mas também pode ser da vontade do povo, mas sempre sobre a autoridade de Deus que escolhe aqueles em quem dá a capacidade de dirigir o destino do seu povo. Samuel foi indicado para ungir a Saul, o primeiro rei e a David, o maior dos reis de Israel, do qual Deus escolheu de sua descendência aquele que seria o pai terreno (José) do seu filho Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário