Postagens populares

sexta-feira, 15 de março de 2013

Por que Deus de oculta nos momentos mais difíceis e dolorosos


O Grande Silêncio de Deus


Quem pode descrever, com certeza, o que tenha acontecido, desde o sepultamento de Cristo, ainda na sexta-feira até às primeiras horas do domingo quando as mulheres encontraram o túmulo vazio. O sábado seguinte ao sepultamento de Cristo foi tomado por um silêncio de Deus estarrecedor e a própria Escritura Sagrada parece ignorar o fato, pois não faz nenhuma menção a esse dia. Nós podemos supor o estado de ânimo dos seguidores de Jesus, a dor, a desolação e o sentido de orfandade porque passavam. Viviam não só uma grande tristeza, mas também uma grande solidão da ausência de Deus.

Eu me pergunto, por quê Deus se esconde nos momentos de grande tristeza e solidão, fazendo-nos sentir ainda mais sós? Nós que amamos Deus e pensamos que o conhecemos um pouco, sabemos que Ele está sempre presente, mas por quê em certos momentos não o pressentimos? É como se Ele se escondesse de nós, justamente nos momentos que mais necessitamos Dele, como na canção Pegadas da Areia.

Eu acredito que o Mistério Deus é mesmo insondável a nós e só o entendemos um pouco quando nos mergulhamos em Cristo. Sim Deus é um Mistério que às vezes se revela, às vezes não e isto deve nos bastar.

Mas Cristo diz-nos algo em Seu Evangelho que é uma indicação de que no ocultamento é uma forma de Deus se revelar. Quando Cristo fala do Reino de Deus ele diz que ele atua no oculto, como o grão de mostarda, que se transforma em árvore (Mt 13,31s). Diz ainda, que devemos orar a Deus no oculto: “Mas quando rezares, entra em teu quarto, fecha a porta e reza ao Teu Pai que está no oculto. E o Pai que vê o oculto, te ouvirá, ou dará a recompensa (Mt 6,6). Esse entrar no quarto e fechar a porta, não pode ser entendido literalmente. Penso que é nos ocultarmos de nós mesmos, do barulho que pesa sobre nossos sentidos e nos impede o silêncio. É preciso silêncio para penetrarmos, no nosso interior mais íntimo – em nosso oculto – onde Ele se revela.

Refletindo assim podemos entender o silêncio de Deus, naquele momento de tristeza e desolação porque passavam os apóstolos e entender também porque “parece” que Deus se esconde em momentos trágicos que vivenciamos. Qual o humano, quando, tomado por grande tristeza é capaz de sair de si e viver o outro. Nesses momentos temos dificuldade até de nos concentrarmos para fazer uma simples oração, imagine sair de nós mesmos!... Quando nos envolvemos, radicalmente, com nossa vida, seja nossos problemas, seja nossas alegrias em demasia, nos é impossível fazer silêncio de nós mesmos e nos sintonizar com nosso oculto, para, aí, no oculto, encontrar Deus.

Eu penso que essa é a pedagogia de Deus para nos chamar a atenção para nós mesmos. Portanto, é importante não nos mergulharmos demais nas coisas que nos cerca, as coisas do mundo, a ponto de corrermos o risco de nos afogar em nosso próprio ego, perdendo assim, a conexão com nós mesmos, com nosso eu interior oculto, porque é lá, no oculto de nós mesmos que encontraremos Deus para nos restabelecermos e nos harmonizar com tudo.



Geovani

10/04/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário