Postagens populares

terça-feira, 12 de março de 2013

O que é a Felicidade?...É um sentimento?... Onde está ela?

 

A Felicidade é...

Onde está a felicidade? Está no mundo, nas coisas do mundo como, na moda...nas academias, onde nos empenhamos em um corpo belo, para nos sentirmos felizes?... Na posse de bens que nos faz sentir ricos e com “poder”?
Quem é feliz pode afirmar com toda a certeza que a felicidade não é um puro e simples sentimento. A felicidade é muito mais que um sentir-se bem diante da realização de um sonho seja lá qual for. É verdade que quando realizamos algo pelo qual lutamos vivemos um momento de felicidade, mas somos uma imensidão de desejos e nunca conseguimos realizar todos eles, por que sempre teremos novos desejos. Além do mais dependemos do meio em que vivemos estar em harmonia sempre, para estarmos felizes sempre e bem sabemos que isto é impossível.
A felicidade é um estado da alma e independe de qualquer coisa relacionada com o mundo em que vivemos, porque ela está dentro de nós, porém fora de nós. Por que fora de nós? Porque, para vivê-la temos que sair de nós mesmos, do nosso ego centro e nos abrir para o outro.
A Divina sabedoria do Evangelho de Jesus já nos alerta para buscarmos em "primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça que tudo, tudo mesmo nos será acrescentado..." (Mt. 6,33) ou, felizes os simples (Mt 5, 3), ou seja, feliz aquele que se julga impotente e coloca todos os seus sonhos e realizações Nele. É feliz porque a sua felicidade não depende de si mesmo mas Dele e, assim tudo que lhe acontece é sinal Dele, mesmo as dificuldades, as doenças, o sofrimento... É, na verdade, sabedoria, porque sabemos de antemão que em última instância tudo vem Dele e só Ele tem o controle sobre tudo, e se acontece é porque Ele permite e é para o bem, se temos a consciência de que Ele é amor, portanto bem.

Por isso quem deixa tudo para seguir o Evangelho de Cristo tem o cêntuplo aqui na terra (Mc 10, 30): o cêntuplo de alegria, o cêntuplo de amigos leais, enfim a plenitude, a felicidade. E, por incrível que pareça, mesmo com problemas e dificuldades a pessoa está sempre feliz.
Deixar tudo, família, etc., não é abandonar os cuidados de nossa família aos outros não. É mudar o foco de nossos interesses para Alguém que pode prover tudo, porque se depender de nós...não somos capazes de sequer saber se estaremos aqui na próxima hora!...
Não temos o controle sobre nossa própria vida, como podemos nos achar capazes de prover nos e aos nossos?...

Para sermos felizes temos que mudar o foco de nós mesmos e focar no outro. O ensimesmado não consegue perceber o outro, por que ele vê o outro através da sua própria ótica. Por isso ele tem dificuldade de aceitar o outro como ele é; se torna repetitivo, não cresce, não muda — tem complexo de Gabriela, “eu nasci assim vou ser sempre assim...” — não aprende através dos próprios erros, os erros se repetem sempre; se irrita com facilidade; tem dificuldade em perdoar-se e perdoar os outros e por aí.

É para a nossa felicidade que Deus se oferece para ser o outro em nossa vida, colocar Deus em primeiro lugar é colocar outro em primeiro lugar. E quando esse outro é Deus, tudo que é bom e construtivo Ele nos passa porque Ele se faz íntimo de nós e, através do seu Espírito Santo ele nos revela a nós mesmos, se revela a nós e através de nós. A intimidade com Ele nos torna pessoas confiantes no futuro, nos faz pessoas felizes, muito felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário