Postagens populares

sexta-feira, 15 de março de 2013

Aprendemos com a Vida. Será?...

 


Alguém disse que da vida somos eternos aprendizes e, de fato o somos. Existe uma infinidade de coisas a aprender que à medida que vamos conhecendo vamos percebemos que há muitas coisas ainda a ser desvendadas.
Sócrates, o maior filósofo de todos os tempos nos diz a célebre frase: “A única coisa que sei é saber que nada sei”, e olha que Sócrates foi o maior sábio de sua geração. Se um grande sábio chega a essa conclusão imagine nós que estamos bem abaixo em sabedoria. Um pouco de sabedoria sempre está ao nosso alcance e vamos adquirindo-a à medida que experimentamos e fazemos um juízo da própria vida e dos acontecimentos que nos envolvem.
Mas, por mais que adquirimos conhecimento e sabedoria com a vida, nos damos conta que existe uma ferida aberta dentro de nós que faz com que retrocedamos, reclinamos e até caímos. Isto acontece muito conosco no campo dos relacionamentos. Nós temos uma tendência muito rígida de julgar as coisas e as pessoas e acabamos sendo nós próprios vítimas de nossos julgamentos e nos tornamos complicados. A complicação é inimiga da sabedoria e gera conflitos em nós mesmos nos tornando emburrecidos, incapazes de ver que é na simplicidade que temos as grandes respostas às nossas indagações. Nós nos acostumamos com as complicações do mundo dos negócios, os números da economia, a tecnologia e acabamos por assimilar assim também a vida. Porém a vida não é complicada, a vida é simples e flui mesmo entre as complicações que criamos.
 
Jesus nos diz que a vida não é mais que o alimento e o corpo não é mais que as vestes e nos ensina a observar a natureza e percebermos a leveza que existe em toda a criação: “Observai as aves do céu... a estas não lhes falta nada, se alimentam no tempo certo”. “Olhais os lírios do campo...” se vestem e enfeitam os campos com tal esmero, beleza e majestade que nem Salomão — que era considerado um rei rico e sábio — era capaz de se apresentar assim tão belamente vestido. Eu sempre me comovi com esses dizeres do Evangelho de Cristo, mas nunca os meditei profundamente. Mas agora, neste momento, quase 6 da manhã, estas palavras me caem e percebo, já cansada de viver as complicações da vida, percebo que eu não desejo estar assim tão cansada, eu quero também para mim essa leveza que Cristo me ensina através da criação. Eu nunca tinha percebido quanto ensinamento existe nestas frases. E para nos descomplicar Ele se oferece: “Vosso Pai celeste conhece as tuas necessidades. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo”. E aqui Ele ensina com toda a propriedade que só Ele tem: “Não vos preocupeis, com o dia de amanhã, o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Ele está dizendo: viva um dia de cada vez, não viva se preocupando, não viva o amanhã hoje. Hoje é presente e presente é Presente com P maiúsculo, uma dádiva, uma graça).
Nesse outro trecho está o Seu maior ensinamento para nossas vidas. Ele diz: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”... (aflitos com o peso das responsabilidades sobre as costas. Não coloquem peso demais sobre as costas, dividam comigo, eu posso vos aliviar dos vossos pesos e vos dar leveza). De que forma Ele nos aliviará? “Tomai meu jugo sobre vós”... (que jugo é esse? A que prisão estou submetida? De quais vícios me tornei escrava?) “...aprendam de mim...sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”. (Aí eu percebo uma dificuldade: não sou mansa nem humilde. Mas Ele está dizendo que é assim que eu encontro descanso). Esse é o grande ensinamento a respeito de nós mesmos. O segredo que coloca por terra todos os nossos conceitos e juízos das coisas aprendidos. Ele deseja que sejamos livres, sem qualquer jugo opressivo que pesa sobre os nossos ombros e nos impede de sermos, nós mesmos, originalmente, para o que fomos criados. Ele, Cristo é a resposta a todos os nossos anseios de paz, de felicidade e o mais importante: Ele se deixa encontrar — “Vinde a mim...”— O encontro com Ele muda as nossas vidas e nos torna pessoas contentes com a vida. Temos problemas que às vezes parecem impossíveis de serem superados, mas a nossa força está Nele. Aí poderemos entender a frase de Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios 12,10: “Quando sou fraco, então é que sou forte”. É na fraqueza, quando nos sentimos incapazes por nós mesmos de resolver nossos conflitos é que o buscamos mais e somos fortalecidos. Vamos a Ele e superaremos qualquer obstáculo que nos impeça de sermos felizes por completo.
Geovani
10/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário